sábado, 9 de agosto de 2014

Estados Unidos Lidera Turismo!!!!










O turismo de luxo continua a ser uma das fontes de riqueza mais importantes para alguns destinos europeus, de que Portugal ainda não fará parte.
Mas, se este segmento do turismo global não deve ser desprezado pelo sector português, deve ter em atenção alguns dados internacionais - referentes apenas a 2012, dado que os do ano seguinte ainda não estão disponíveis - e que, de algum modo, vêm contra o que parecem ser algumas ideias generalizadas.
Assim - e segundo os dados difundidos pela imobiliária internacional Worx - o mercado de luxo em maior expansão (aquele que procura no exterior os locais mais exclusivos) é o russo, que em 2012 cresceu cerca de 12,8%. O segundo mercado mais pujante nesta matéria é o japonês (com um crescimento de 11,1% e só em terceiro lugar surge a China (3,3%) - país normalmente apontado como o mais promissor para o desenvolvimento do turismo de luxo na Europa.
Mas o potencial de crescimento está claramente indexado ao seu peso global. E aí, a Rússia não está numa posição de grande relevo. De facto, o crescimento apresentado sucede porque a base é pequena: o mercado russo pesou apenas 1% no segmento global dos turistas que procuram o luxo. O japão pesa 2,4% e a China já atingiu os 5,2% - o que pode explicar o seu menor crescimento fase aos dois outros concorrentes.
Outro mercado emergente, a Índia, também está a dar bons sinais de crescimento: a procura de destinos exclusivistas por parte dos turistas indianos cresceu 3% em 2012 e já assume um peso global de 3,8%. No cado do crescimento estão ainda os Estados Unidos da América: 0,5% foi o crescimento registado - mas aqui o seu peso funciona ao contrário do que se passa com a Rússia. De facto o peso global dos turistas dos EUA que procuram destinos exclusivos é de 66,3%! Isto é, dois em cada três turistas que procuram paragens de luxo são oriundos dos Estados Unidos.
Os que viajam menos
Do lado contrário está ainda um país emergente: o Brasil, que tem um peso residual no segmento do luxo (1,1%), mas onde o mercado está a encolher de forma evidente: em 2012, menos 12,1% de brasileiros viajaram para destinos exclusivos.
Fica sem saber se é um sintoma directo da crise, mas a verdade é que a procura do turismo de luxo oriundo de turistas europeus não parece estar a passar pelos melhores dias.
Assim, o mercado italiano reduziu-se 14,3% em 2012 (tendo agora um peso global de apenas 1,2%), o mesmo sucedendo com os turistas da maior economia da zona euro, a Alemanha, onde o mercado do turismo de luxo caiu 5,1% (para um peso de 4%).

Só para baralhar os dados, o Reino Unido (8,4% de crescimento para um peso global de 13,3% e a França (mais 2,1%, para uma marca global de 1,8%) seguem em sentido contrário. Não será por isso de estranhar que, em Paris, o valor médio por quarto (de luxo, ou talvez mesmo de super-luxo) se situe actualmente nos 960 euros, enquanto que em Londres se situa nos 725 euros - o que representa um aumento de 35% desde 2007.

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