domingo, 12 de outubro de 2014

Pratos típicos portugueses



Açorda de Mariscos

A receita é feita com alguns mariscos como camarão, berbigão e amêijoas (moluscos lamelibrânquios) . São preparados separadamente, e após isso é acrescentado pão, calda de peixes, ovos e temperos. A açorda fica com uma aparência deliciosa.

Arroz de Pato



Os ingredientes usados para preparar esse prato já demonstram o quão saboroso ele pode ser: bacon defumado, carne de pato, presunto, arroz e chouriço. A carne de pato é cozida juntamente com o presunto e o bacon numa panela grande com água, depois o arroz é preparado com essa mesma água. Depois as carnes são desfiadas e misturadas ao arroz.
Bacalhau
O bacalhau é um dos alimentos mais consumidos no país, e por isso dele se originaram diversos pratos diferentes. Só para citar alguns: Bacalhau à Brás, Bacalhau com Curry, Posta de Bacalhau Cozido, Bacalhau à Milú, Bacalhau com Natas, Bacalhau à Minhota. É um alimento amplamente difundido, e muito consumido também no Brasil, principalmente na semana santa dos católicos.


Caldo verde



Para se preparar um caldo verde precisa-se de batatas, caldo de galinha ou de carne, azeite, paio, linguiça (aqui no Brasil conhecida como linguiça portuguesa), couve e água. O preparo é parecido com o cozimento de uma sopa, e o sabor é único.
Cozido à portuguesa
É feito com uma grande quantidade de vegetais, carnes e enchidos. Não existe uma forma correta de preparo desse cozido. Mesmo em Portugal a receita varia de região para região, já que ela pode ser encontrada em todo país. Com a água do cozido é comum fazer uma sopa onde é acrescentado pão, arroz e outros ingredientes.

Feijoada Portuguesa



Basicamente é muito parecida com a feijoada brasileira, o que muda é a adição de alguns ingredientes como chouriço de carne, chouriço de sangue, ovos, tomates, etc. O feijão usado pode ser seco, o manteiga, catarino ou encarnado.

Pastel de Santa Clara


Trata-se de um pastel muito apreciado em todo país, que possui uma massa folheada e recheio de gemas. São adicionadas amêndoas e nozes moídas, e também algumas gotas de limão. Em alguns casos o pastel é polvilhado com açúcar de confeiteiro.

Pudim Abade de Priscos




Esse doce lusitano que é um dos mais conhecidos do país, e um dos únicos que o famoso Abade de Priscos deixou para o público. É um pudim feito com toucinho, canela, vinho, limão e caramelo. Trata-se de um dos finalistas de um famoso concurso, para escolher as 7 maravilhas da cozinha portuguesa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário